Wednesday, March 05, 2008

Fácil, extremamente fácil...

Faculdade aprova aluno de oito anos no vestibular: OAB pede intervenção do MEC.

Um garoto de oito anos é o novo calouro na Faculdade de Direito da Unip (Universidade Paulista) de Goiânia. João Víctor Portelinha de Oliveira, que está adiantado na escola em relação aos garotos de sua idade (está no 5º ano do ensino fundamental), pediu aos pais para ser inscrito no vestibular. Surpreendeu a todos ao ter o nome divulgado na lista de aprovados.

A situação inusitada aconteceu no último concurso da faculdade e a família já decidiu. Se precisar, vai recorrer à Justiça para garantir a efetivação da matrícula. "É um sonho dele e vamos correr atrás. Ele tem o direito de freqüentar as aulas", disse a mãe do garoto, a arquiteta Maristela Martins Portelinha.

Portal UOL/Educação - 05/03/2008

Quando a gente pensa que já viu de tudo nesse país.
Apesar de tudo, confesso que até fiquei, não menos surpreso, com a nota divulgada pela OAB/GO. É normal que a instituição se refira ao problema isoladamente evidenciando a "mercantlização do ensino jurídico", porém o texto se mostra, digamos, um tanto quanto corporativista, algo que não acredito ser justo com as demais profissões. A nota se refere especificamente à formação do profissional do direito, criticando o MEC por não exercer uma fiscalização satisfatória às Instituições de Ensino 'Superior'. A questão não se restringe aos profissionais da área jurídica. Quando se diz "mercantilização do ensino jurídico" entenda-se mercantilização do ensino superior, expressão bem mais adequada para o entendimeto do problema do quadro da educação em nosso país.
De uma coisa não tenho dúvida, dificil vai ser achar alguém que admita que não passou nesse vestibular da Unip, ou até pior, para quem não tem como esconder, vai ser achar uma desculpa.

No comments: