Monday, November 06, 2006

Combate ao crime - INTERNET


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado votará, na próxima quarta-feira, um projeto de lei que obriga a identificação dos usuários da internet antes de iniciarem qualquer operação que envolva interatividade, como envio de e-mails, conversas em salas de bate-papo, criação de blogs, captura de dados (como baixar músicas, filmes, imagens), entre outros.
Fonte: folha de São Paulo-06/11/2006.

A internet está na mira da justiça, ou seria melhor na mira dos banqueiros. Este projeto de lei que tramita na CCJ do senado tem como objetivo principal o registro dos dados dos usuários da rede, visando sua identificação, o que, consequentemente, irá restringir e burocratizar o acesso e utilização, além de outras coisas. Não resta dúvida que a criação de mecanismos para coibir a ação dos cibercriminosos é mais do que necessária, mas retroceder em relação as conquistas proporcionadas pela internet é inaceitável.
Na dianteira dos interessados os banqueiros e administradores de cartões de crédito, além do forte lobby das empresas de certificação digital (espécies de cartórios virtuais, que atestam a veracidade de documentos eletrônicos).
Vale salientar que o relator do processo é o senador Eduardo Azeredo (PSDB), ex governador de Minas Gerais que foi citado nos escandalos sobre uso de Caixa 2.
É bom ficar de olho. Mas, enquanto esperamos os desdobramentos deste caso sugiro a utilização da internet segura, uma das opções ao lado.



1 comment:

Anonymous said...

Ei, crime é esse blog ainda não contar com nenhum comentário. Então, aqui vou eu parabenizá-lo pela iniciativa e pela escolha dos temas,tirando, é claro, o São Paulo, um timinho lá de sampa. O conteúdo estaria muito bom não fosse o mesmo. Ainda assim, concedo-lhe 99,9% de aprovação, pois o São Paulo não vale mais que 00,01%. Abraços!