Friday, November 30, 2007

Juiz diz que cota para negro é ilegal e concede igualdade a branco em vestibular

A Justiça Federal de Santa Catarina garantiu a um candidato branco ao curso de geografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) o direito de concorrer a todas as vagas no próximo vestibular, incluídas aquelas destinadas aos candidatos negros.
O juiz Carlos Alberto da Costa Dias, da 2ª Vara Federal de Florianópolis, em decisão desta quinta-feira (29/11), considerou que a reserva de vagas prevista em resolução do conselho universitário da instituição e no edital do vestibular viola o princípio constitucional da igualdade.
(...)
Segundo ele, não é possível identificar com precisão quem é negro no Brasil. “Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos da América, a miscigenação entre os denominados ‘brancos’ e ‘negros’ torna a identificação por fenótipo absolutamente inconsistente”, argumenta.
(...)
“Se há dívida social —como de fato há— não é exclusivamente com o negro, mas com toda a universalidade dos que estejam socialmente em desvantagem”, diz o juiz.

Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/45036.shtml

Concordo em gênero, número e grau. Parece bem mais justo abrir o leque da cosciência e promover a inserção de todos que realemente necessitam ingressar na universidade.

Tuesday, November 27, 2007

A "gente" tem grana...

Relatório mostra que o Brasil não é um país pobre, diz economista do Ipea.

O Brasil entrou para o rol dos países com alto índice de desenvolvimento humano, segundo relatório elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que hoje coloca 70 países nessa categoria. Melhoras nos itens que medem saúde, educação e padrão de vida, junto com revisão de dados do PIB e de outras estatísticas ajudaram o Brasil a melhorar seu índice. No entanto, dentro da nova categoria, o país continua sendo o que tem a maior desigualdade entre ricos e pobres. (grifo nosso)

Fonte: uol News - 27/11/2007

Impressionante!!!!!!!! Agora leia abaixo

A cada minuto, o Congresso Nacional gasta R$ 11.545,04

O que você faria se tivesse R$ 11.545,04 para gastar por minuto? Pensou? É muito dinheiro? Saiba que este é o valor que o Congresso Brasileiro gasta a cada minuto. Levantamento exclusivo feito pela Transparência Brasil mostra que o País possui o congresso que mais pesa no bolso da população comparando com os parlamentos de onze países.

Fonte: Último Segundo

Fazer o que, né? Afinal de contas, eles merecem, e nós também.

Sunday, November 04, 2007

A Taça é nossa...


Para o entendimento, e, talvez, possível solução, da controvérsia que envolve a taça destinada ao primeiro clube pentacampeão brasileiro de futebol pela CBF é interessante levantar algumas questões, sendo elas:

1- Por qual real motivo o Flamengo não quis enfrentar o Sport de Recife para a então decisão do "título brasileiro" de 1987?

2 - Que critérios foram utilizados para definir os clubes do módulo amarelo (2ª divisão) do futebol brasileiro, tendo em vista que o guarani, vice-campeão de 1986 reconhecido pela CBF, também fora 2º colocado no campeonato do ano anterior conquistado pelo São Paulo?

3- O Flamengo tem o direito de exigir da CBF uma taça que se refere a um título do qual a equipe carioca não aceitou o regulamento da entidade máxima do futebol brasileiro para sagrar-se campeão no ano de 1987?

Satisfeitas estas questões provavelmente poderemos avançar sobre a discussão, já que o debate parece não ter fim, pois envolve mais do que informações, jogos e regulamento, estão misturados neste caldeirão fervente rivalidade e, acima de tudo, paixão.

Decerto pode-se dizer que o Flamento tem 4 títulos brasileiros e 1 copa união e o São Paulo 5 títulos brasileiros, todos reconhecidos pela CBF.